Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Startup Mulheres Connectadas lança Conselho Consultivo de Mulheres na Tecnologia

Startup Mulheres Connectadas lança Conselho Consultivo de Mulheres na Tecnologia

Entendendo o cenário de pandemia, a startup alagoana “Mulheres Connectadas”, juntamente com a Associação das Empresas Brasileiras de Software e Serviços de Informática Regional de Alagoas (Assespro/AL), criou o primeiro Conselho Consultivo de Mulheres em Tecnologia, que realizou o primeiro encontro em uma reunião virtual na última semana. O principal objetivo é incentivar a participação das mulheres no setor promovendo debates, eventos e outras ações que garantam maior inclusão na tecnologia, promovendo igualdade entre gêneros e transformação digital. 

A iniciativa também pretende estabelecer o reconhecimento dos cenários e os programas de diversidade nas empresas de base tecnológica no estado, aumentar a inserção das mulheres em carreiras STEM, estimular atividades computacionais (além do Coding) para mulheres em outras áreas (alfabetização digital), desmistificar o uso de novas tecnologias digitais, e também sendo ponte entre Conselhos e novas conselheiras, que devem surgir por meio desse processo.

O conselho se fortalece com a presença da docente dos cursos de graduação em Enfermagem e Medicina do Cesmac, Alessandra Nascimento Pontes, que transita pelo universo da tecnologia e inovação desde 2011, é referência na área de tecnologia principalmente voltada para saúde com o APP Touch Saúde, entre outras soluções. É ainda consultora e mentora do Núcleo de Robótica e do Centro de Inovação Tecnológica Cesmac.

“Hoje, no Brasil temos pouco mais de 306 mil empresas de TI, é um mercado em crescimento e que ainda é muito masculinizado, ou seja, liderado por homens, então é super necessário criar ações onde se desmistifique o papel da mulher no universo da Tecnologia. O conselho tem a proposta de criar cenários de discussões e oportunidades para inserção da mulher no ambiente da tecnologia. Importante salientar, que segundo a ONU e a Unesco, a igualdade de gênero é uma das prioridades para os próximos anos, fortalecendo ainda mais os objetivos do conselho, importante enfatizar, que nós mulheres somos representadas por 20% no mercado de TI.” Explica, Alê Pontes.

A professora é Mestre em Modelagem Computacional pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atualmente Doutoranda em Distúrbio do Desenvolvimento, participou da primeira turma do Programa de Formação Mulheres na Ciência e Inovação, voltado para pesquisadores em áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática), que desejam inovar e empreender. Fruto da parceria entre o British Council e o Museu do Amanhã, que fortalece a liderança feminina na inovação de base científica e tecnológica. Também faz parte do Future Females Business School, programa oferecido pela missão diplomática do Governo Britânico no Brasil, por meio do UK-Brazil Tech Hub.

Além da empreendedora Alê Pontes, o Conselho também é integrado por: Gésyca Patrícia da Silva Santos, Nathalia Fernanda Lopes Cuellar Peixoto, Alana Kelly Xavier Santos, Áurea Valéria de Andrade, Leila Milka Freitas e Silva, Janaína Galdino de Barros, Edileuza Virginio Leão, Eunice Palmeira da Silva e Íria Rocha Cavalcante de Almeida.

“Mulheres Connectadas”

Ciência, negócios e empoderamento feminino são alguns dos destaques presentes na startup alagoana “Mulheres Connectadas”, idealizada pelas pesquisadoras Alessandra Pontes e Gésyca Santos. O intuito é conectar mulheres cientistas ao empreendedorismo, tecnologia e inovação.

A iniciativa analisa as dificuldades atualmente existentes e se empenha em encurtar as barreiras e distâncias, tanto das mulheres que já ocupam a academia e desejam migrar para o mercado, como daquelas que estão no mercado e pretendem atingir a ciência. A tarefa principal da organização é visualizar as potencialidades femininas e projetá-las para segmentos distintos, ampliando assim o escopo de atuações. Acompanhe informações e novidades no Instagram @mulheresconnectadas.

Fonte: https://www.cadaminuto.com.br/noticia/2021/07/13/startup-mulheres-connectadas-lanca-conselho-consultivo-de-mulheres-na-tecnologia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cadastre-se e receba
todas as nossas novidades!

INSTAGRAM

mulheresconnectadas

Mulheres conectadas – Todos os direitos reservados ©