Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Professora da Unit integra Conselho Consultivo Estadual de Mulheres na Tecnologia

Professora da Unit integra Conselho Consultivo Estadual de Mulheres na Tecnologia

Iniciativa busca dar mais visibilidade às mulheres na tecnologia, pesquisadoras alagoanas em diferentes áreas

A docente dos cursos de Comunicação da Unit Alagoas e doutora em Ciência da Propriedade Intelectual, Janaína Galdino, foi convidada para compor o Conselho Consultivo de Mulheres na Tecnologia. A proposta é uma iniciativa da Associação das Empresas Brasileiras de Software e Serviços de Informática Regional de Alagoas (Assespro/AL) e da Startup Mulheres Conectadas que teve sua primeira reunião de alinhamento na última quinta-feira (01).

Composto por dez pesquisadoras das mais diferentes áreas, o principal propósito do conselho é incentivar a participação das mulheres no setor promovendo debates, eventos e outras ações que garantam maior inclusão de mulheres na tecnologia e promovam a equidade de gênero. O primeiro passo do Conselho é reconhecer o cenário local, além de apoiar programas de diversidade nas empresas de base tecnológica no estado. 

“A discussão iniciada no 1º de julho foi a de darmos um pontapé para, primeiramente, quebrarmos o paradigma de que apenas homens podem trabalhar com tecnologia e inovação. A principal contribuição é, justamente, trazer à tona informações e dados significativos que mudem esses índices tão baixos de mulheres na tecnologia e na inovação”, explicou Janaína Galdino.

Entre as outras ações estão a inserção das mulheres em carreiras relacionadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), o estímulo a atividades computacionais (além do coding) para mulheres em outras áreas (alfabetização digital), desmistificar o uso de novas tecnologias digitais e ser a ponte entre conselhos e novas conselheiras que surgirão.

“A implementação desse conselho já é um ato de resistência feminino, a ponto de quebrar essa raiz preconceituosa de que só o masculino possui know how intelectual para trabalhar nas áreas da tecnologia e da Inovação”, apontou.

Historicamente, a presença de mulheres em alguns cursos e profissões “masculinas” era visto com preconceito. Hoje, a realidade começa a mudar, de acordo com dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, houve aumento de 3,6% na quantidade de profissionais mulheres em serviços ligados à engenharia e de 38% em ciências físicas e naturais, ambos de 2017 a 2019. No mesmo período, houve crescimento de 4,5% na quantidade de mulheres em carreiras ligadas à tecnologia da informação.

Fonte: https://al.unit.br/blog/noticias/professora-da-unit-integra-conselho-estadual-de-mulheres-na-tecnologia/

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cadastre-se e receba
todas as nossas novidades!

INSTAGRAM

mulheresconnectadas

Mulheres conectadas – Todos os direitos reservados ©